Artista Plástica Joanna Scharlé homenageia Tiradentes em evento do Priorado dos Inconfidentes
O Priorado dos Inconfidentes vai realizar uma solenidade cívica para exaltar a memória de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, e dos conjurados Mineiros. O evento ocorrerá em Cachoeira do Campo, vizinha a Ouro Preto, no próximo 21 de abril, dia da Inconfidência Mineira.
O ato conta com exposição da artista plástica Brasileira/Luxemburguesa benemérita Joanna Scharlé de Vasconcelos, membro do Priorado.
A artista fez uma gravura homenageando o primeiro Quartel de Cavalaria Profissional do Brasil localizado em Cachoeira do Campo, onde Tiradentes serviu. Atualmente o antigo Quartel pertence a Rede de Hotéis Portuguesa Vila Galé.
A artista já teve obras referentes ao tema em vários espaços culturais e museus de cidades como Cordisburgo, Congonhas, Ouro Branco e Ouro Preto. Joanna tem imenso carinho pela entidade e relembra tempos difíceis: “Durante a pandemia a ONG estava prestes a fechar. Então eu fiz uma parceria para vender minhas obras e metade dos recursos iriam para manter o priorado. Assim, a ONG conseguiu sobreviver. Com muito orgulho me homenagearam e me tornei artista benemérita do Salão de Artes Plásticas Tiradentes”, exalta.
O Priorado dos Inconfidentes
O Priorado dos Inconfidentes é uma Organização Não Governamental, filantrópica, de caráter educacional, cultural, assistencial, de saúde, de estudo e pesquisa, desportivo e outros, sem fins lucrativos, com duração indeterminada.
São os seguintes os fins do Priorado dos Inconfidentes: promover a divulgação dos feitos dos inconfidentes/conjurados, por todo Território Nacional, através de palestras e convenções; promover ações e prestar serviços, gratuitamente, as pessoas carentes, desprovidas, com auxílio na saúde, educação, alimentação e vestuário; elaborar, promover e apoiar estratégias e ações inovadoras e comprometidas com o atendimento às necessidades do desenvolvimento da criança, visando sua aplicação prática em larga escala; contribuir para o estabelecimento de políticas públicas e programas intersetoriais nos níveis federal, estadual e municipal, visando garantir a universalidade e a qualidade da atenção à criança e a proteção à sua família, na perspectiva de concretizar o direito e as oportunidades de acesso aos bens socioculturais necessários ao desenvolvimento humano e social; promover o estabelecimento de intercâmbios, a produção de pesquisas e publicações, bem como a realização de eventos, reuniões, círculos de estudos, conferências, debates, cursos, palestras, seminários e outros afins, visando a divulgação de resultados observados nos seus projetos, a troca de informações e a construção/difusão de conhecimentos sobre o movimento da Conjuração Mineira e seus participantes; prestar serviços gratuitos, permanentes, e sem qualquer discriminação de clientela, na área especifica de atendimento, àqueles que deles necessitarem.
Comments