"BOTECO DO JOÃOZITO": Chegou a hora da esperada Feijoada do Maranhão
Por Joãozito Dornas
Tá chegando a hora de um dos mais esperados eventos da cidade. Vários convidados, entre muitas personalidades, já confirmaram presença na Feijoada do Maranhão 2023. A imprensa de São Luis-MA já garantiu seu espaço. A mídia nordetsina estará em BH, marca presença com várias equipes e amigos maranhenses, que sempre comparecem para prestigiar esse evento interestadual. A grande imprensa de Minas também estará na cobertura desta edição especial de 32 anos, inclusive parece até uma confraria de jornalistas mineiros.
A data é certa: 26 de Agosto, das 13 as 18h, no Hotel Dayrell. Diversão e intercâmbio cultural são ingredientes do evento, que completa 32 anos consecutivos na capital mineira, com seis edições em São Luis e uma em Portugal. Em 2023, estão programadas diversas surpresas para os convidados. Entre as atrações musicais, já estão confirmadas as presenças da dupla "Márcia & Maciel" e "Max & Dedé", com um repertório de clássicos do sertanejo, além de uma Bateria da Escola de Samba completa para agitar a festa.
O show de cardápio traz, além da deliciosa feijoada completa, iguarias e guloseimas mineiras, sem falar na cerveja geladíssima e caipifrutas de cachaça mineira.
Mais informações e venda de convites: Buteco do Maranhão - na Av. Bias Fortes, 541 Bairro de Lourdes,
32ª edição Feijoada do Maranhão 26 de Agosto, das 13 as 18h Hotel Dayrell em Belo Horizonte Rua Espírito Santo 901 Informações: 99235-3540
O EVENTO
A Feijoada do Maranhão aconteceu pela primeira vez em 1991. Além de ser um dos eventos mais badalados e tradicionais de Minas, tem como característica um intercâmbio cultural entre os dois estados, movido pelo orgulho que o fotógrafo carrega no peito em apresentar as atrações turísticas do Maranhão para os mineiros e vice-versa. “É um intercâmbio. Levamos 118 mineiros para o Maranhão. O secretário de turismo de lá ficou doido. Pois mineiro leva muita coisa pra casa. Em compensação quando os maranhenses aparecem em BH ‘carregam’ o Mercado Central para São Luís”, se diverte o nordestino.
A festa tem uma bela e curiosa história. Em 1991, quando Maranhão, então fotógrafo do antigo “Jornal de Minas”, perdeu sua máquina fotográfica. Sem dinheiro para adquirir outra câmara, seu instrumento de trabalho, resolveu, por sugestão dos amigos, fazer uma Feijoada. O evento foi um sucesso, sendo realizado anualmente, desde então. A estreia foi no 25º andar do extinto Othon Palace Hotel, em BH, para um público de 150 pessoas. Maranhão conseguiu comprar uma câmera nova e a feijoada conquistou as pessoas no Brasil e no exterior. Desde então, a festa acontece anualmente.
Para ele, o mais importante é levar a cultura e mostrar o que cada lugar tem de melhor. Na primeira edição em São Luís contou com a participação de 118 mineiros, além de atrações musicais e chefs de cozinha de BH. “Quando a feijoada acontece na capital mineira toda a imprensa de São Luís vem fazer a cobertura, visitar os pontos turísticos e divulgar a cidade. A mesma coisa ocorre quando fazemos o evento no Nordeste do país, além da imprensa, transportamos mais 50 convidados”.
Na cidade litorânea, a festa tem o apoio da Secretária de Turismo do Estado do Maranhão e da Secretaria Municipal de Turismo de São Luís. O apoio à feijoada é fundamental, pois, ela atrai viajantes, o que ajuda no comércio da cidade. Em Belo Horizonte, ele possui o suporte da Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur), do grupo Multimarcas e, também, de jornalistas de vários estados do país que divulgam a cidade em sites e blogs. “É uma festa para pessoa ir e voltar sempre”, define.
O PERSONAGEM
“Se tem um cabra bom de prosa... esse é o nordestino”. E o nosso querido Valdez Maranhão, ou só Maranhão, comprova essa máxima. Fizemos uma resenha no seu bar e nos deparamos com toda a hospitalidade maranhense, de um cara que hoje tem metade do coração mineiro.
Localizado no tradicional bairro de Lourdes, região Centro-Sul de Belo Horizonte, o Buteco do Maranhão é um conhecido point gastronômicos da capital. Famoso por realizar a Feijoada do Maranhão, o lugar também conta com cardápio variado. O restaurante tem aquela gostosa informalidade, mesmo sem deixar de lado o primor culinário. A casa sempre atraiu muitas celebridades: políticos, autoridades, artistas, jornalistas, modelos, comunicadores, atletas, junto ao público em geral, proporcionando uma mistura diferenciada. “É um bar que recebe o turista, pois está próxima à rede hoteleira da Região Centro- Sul já há 17 anos. Por isso temos tropeiro e galinha caipira, que são clássicos mineiros. Mas o carro chefe é a feijoada. Outro dia o cliente me ligou e pediu o prato. Disse que queria ela magra. Preparei e a pessoa marcou de chegar às 17 horas. Quando chegou para pegar o prato era a cantora Anitta”, conta o empresário.
Maranhão, natural de Bacabal, cidade do interior maranhense, atuou como fotógrafo em grandes mídias de BH realizando relevantes coberturas fotográficas. É idealizador da famosa "Feijoada do Maranhão", que faz parte do calendário de eventos da cidade e possui mais de trinta edições em Belo Horizonte. Além disso, promoveu também cinco edições em São Luís e uma em Portugal. “Trabalhei muitos anos em jornais de BH. Destaco o Jornal de Casa, Jornal de Minas, Debate, Jornal da Cidade, Pampulha e O Tempo. No ano de dois mil meu amigo Vinicius Salomão me chamou para fazermos uma sociedade na Parrilha do Maranhão. Era no Barroca A casa teve duração de seis anos com grande sucesso. Nessa mesma época, fui proprietário da Choperia do Maranhão, na Savassi, onde permaneci três anos. Mas fui ao médico fazer uma consulta e ele disse que se eu continuasse com tantas atribulações, teria sérios problemas de saúde. Vendi as duas casas e fiquei descansando por uns meses, mas fiquei preocupadíssimo porque não sabia como iria receber meus amigos, assim, encontrei esse bar, que foi inaugurado dia 20 de fevereiro de 2006”. Em 2002, o empresário e fotógrafo recebeu o título de Cidadão Honorário da Câmara Municipal de Belo Horizonte.
PRATO DA NOSSA RESENHA
Sempre com nosso parceiro Mauro But, apresentador do Programa Fusão, passamos bons momentos na casa. Tomando um cerveja geladíssima e ouvindo boas histórias, eis que chega um super prato: “Oferecemos um prato muito famoso aqui. Mineirinho do Maranhão. São várias guarnições como torresmo, mandioca, linguiça, carne de sol, entre outros. Servimos também vários tira gostos como bolinho de bacalhau, filé de tilápia, que saem muito nessa época de quaresma. E também pastel de angu, pastel comum, almôndegas e muitas outras opções, além de trabalhamos com todas as marcas de cerveja, servidas geladíssimas”. O tal Mineirinho é tão grande que nossa equipe teve que chamar mais botequeiros para a degustação o tira-gosto. Não bastasse tanto sabor, de repente surge mais um delicioso petisco: “E ainda tem um frango a passarinho especial. É pura crocância e sabor”, enaltece maranhão.
E tivemos que voltar. Não resistimos! Em um almoço de quarta-feira fomos conferir a famosa feijoada. Vou te contar... Tire uma tarde só para iguaria. “A frequência na sexta e no sábado é grande. É o prato mais apreciado. Todos os clientes que visitam o restaurante elogiam. A feijoada é de 2ª a 2ª”, conclui. A feijoada no meio da semana tem um preço muito acessível que cabe em todos os bolsos.
BUTECO DO MARANHÃO
Av. Bias Fortes 541 - Lourdes - BH - MG
Tel: (31) 2514 8420 e (31) 9 9235-3540
Horários de funcionamento:
Segunda a Sábado, das 11:30 às 14:30 hs – almoço buffet;
Aos sábados, das 11:30 hs ao encerramento – feijoada e refeição à la carte;
Aos domingos, das 11:30 às 15:00 hs – buffet especial;
De terça a sexta-feira, a partir das 18:00hs – Happy Hour com grande variedade de tira-gosto.
Maiores informações:
www.feijoadadomaranhao.com.br
Comments