top of page

HELIÓPOLIS: Alagamentos em dias de chuva motivam visitas de vereadores

Os danos causados pela falta de drenagem urbana e a insuficiência das ações de combate a incêndios e de preservação ambiental e arquitetônica pautaram a reunião da Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana na tarde desta terça-feira (20/7). O colegiado aprovou pedido de visita técnica, aos bairros Havaí (Oeste) e Heliópolis (Norte), para verificar o sistema de drenagem e as causas de alagamentos ocorridos nos locais. Também serão enviados pedidos de informação à Prefeitura sobre as ações de combate a incêndios nas áreas verdes da cidade, sobre a região da bacia hidrográfica do córrego Cercadinho, sobre o Fórum de Modernização e Licenciamento e sobre a preservação dos prédios Art Déco em BH. Foi deliberada ainda a realização de audiência pública para debater as ações de manutenção do Parque Municipal Professor Guilherme Lage. Durante a reunião, a comissão registrou o recebimento de resposta sobre o percentual de áreas verdes na cidade, que totalizaria 38 milhões de m². Acesse aqui o resultado completo da reunião, que também realizou audiência sobre os impactos socioambientais do projeto do Rodoanel.


Falta de drenagem


A pedido de Irlan Melo (PSD), a Comissão vai realizar duas visitas técnicas para verificar as causas de alagamentos na capital. No dia 25 de agosto, às 10h, o colegiado visita a Rua Papoula Azul, 292, no Bairro Havaí, tendo como objetivo verificar a situação do sistema de drenagem no local. No requerimento, Irlan Melo explica que a falta de drenagem vem causando danos aos moradores, que já tiveram seus muros derrubados e as suas casas condenadas em razão do risco de desabamento. “No local, há um sistema de drenagem antigo, que já foi destruído pelas terras e entulhos que descem pelo barranco em dias de chuva forte”, afirmou.

Já as causas de alagamento na Rua Osmar Costa com rua Raimunda Arruda, no Bairro Heliópolis, serão vistoriadas no dia 18 de agosto, às 10h. De acordo com o requerimento, as inundações decorrentes da alta pluviosidade ocasionam diversos transtornos e colocam em risco a segurança de quem trafega ou reside na região.

Serão convidados para as duas visitas o secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Josué Valadão; o superintendente da Sudecap, Henrique Castilho; o subsecretário de Proteção e Defesa Civil, Waldir Figueiredo; o coordenador de Atendimento Regional Oeste, Sylvio Malta, e o diretor-presidente da Urbel, Claudius Vinícius, além do diretor-presidente da Copasa, Carlos Eduardo Tavares de Castro.





Superintendência de Comunicação Institucional

Comments


bottom of page