top of page

Inscrições do Concurso de Cafés de Qualidade da Região de Viçosa terminam no dia 27/9

Interessados devem encaminhar as amostras aos escritórios da Emater na região



As inscrições para o 20º Concurso de Cafés de Qualidade da Região de Viçosa, na Zona da Mata mineira, terminam na próxima semana (27/9). As amostras de café devem ser entregues nos escritórios da Emater-MG, localizados nos municípios da Unidade Regional da Emater-MG (Uregi) de Viçosa. Os participantes podem concorrer com lotes de café Arábica da safra 2023/2024 nas modalidades: Café Natural e Café Cereja Descascado.

Podem participar da premiação apenas cafeicultores e familiares, cuja residência ou propriedade estão nos municípios da área de abrangência da Uregi Viçosa: Araponga, Brás Pires, Cajuri, Canaã, Catas Altas da Noruega, Coimbra, Divinésia, Dores do Turvo, Ervália, Guidoval, Guiricema, Lamim, Paula Cândido, Pedra do Anta, Piranga, Porto Firme, Presidente Bernardes, Rio Espera, São Miguel do Anta, São Geraldo, Senador Firmino, Senhora de Oliveira, Teixeiras, Ubá, Viçosa e Visconde do Rio Branco.

Cafés das terras baixas e das terras altas

Os produtores podem concorrer em dois grupos, sendo um grupo geral e outro do Certifica Minas. Em cada grupo, os cafeicultores concorrem com as amostras em duas categorias: “Café de terras baixas” (produzidos em lavouras com altitude inferior a 900 metros) e “Café de terras altas” (lavouras com altitude igual ou superior a 900 metros). Em cada uma dessas categorias, é possível optar pela modalidade “Café natural” ou “Café Cereja Descascado”.

O coordenador técnico regional, Deonir Dallpai, explica que as amostras inscritas vão passar por análises física e sensorial. “Após o fim das inscrições, vamos fazer o preparo das amostras que serão avaliadas por provadores especializados da região, no Centro de Treinamento e Aprendizagem Rural da Universidade Federal de Viçosa (UFV)”, comenta.

Deonir salienta que durante esse processo serão desclassificadas as amostras que apresentarem umidade inferior a 10% e superior a 12%, bem como aquelas que apresentarem odor de sujo e fermentado. “Acreditamos que este ano, teremos poucos casos de desclassificação por umidade, pois durante a colheita e secagem dos grãos o tempo estava seco. Em geral, é a chuva que atrapalha o produtor no manejo do café no terreiro e o processo de secagem”, salienta Deonir.

Concurso de larga tradição

Um dos primeiros concursos de café realizados de Minas Gerais, o Concurso de Cafés de Qualidade da Região de Viçosa visa incentivar a constante melhoria da qualidade dos cafés da região como meio mais eficaz na conquista de mercados e agregação de valor ao produto. Serão premiados o campeão e o vice-campeão de cada grupo (Geral e Certifica Minas), em cada categoria (terras altas e baixas) e em cada modalidade (Natural e Cereja Descascado), conforme nota obtida na prova da xícara. 

A cerimônia de premiação vai acontecer no dia 12/12, em Coimbra (Zona da Mata). Ao fim do concurso, todos produtores participantes vão receber as notas de suas amostras inscritas, a fim de conhecerem os pontos altos da sua bebida e onde precisam melhorar.

O Concurso de Cafés de Qualidade da Região de Viçosa é promovido pela Emater-MG, em parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV), do Centro de Excelência de Café Matas de Minas, da Funarbe, do Centro Nacional de Treinamento em Armazenagem, prefeituras municipais, sindicatos e associações rurais, dentre outros apoiadores. Mais informações sobre o concurso podem ser obtidas nos escritórios locais da Emater-MG, dos municípios da Uregi de Viçosa.

 

Comments


bottom of page