top of page

Janeiro chega encerrando as comemorações de final de ano e espalhando a Folia de Reis pelo país

São as últimas semanas para aproveitar as decorações natalinas em diversas cidades

2025 chegou repleto de novidades, e os eventos cadastrados por municípios de todo o Brasil no Calendário de Eventos do Ministério do Turismo não poderiam ser diferentes. O Turismo Religioso está em alta neste mês, com as comemorações da Folia de Reis encerrando as festividades natalinas em várias partes do país. É a última oportunidade para apreciar as decorações e programações de final de ano nas cidades. Confira!

NORTE - No Norte do país, o mês começa com a comemoração do aniversário do município de Ananindeua (PA). No dia 3 de janeiro, o tradicional evento contará com uma programação especial, que se inicia pela manhã e se encerra às 23h. A festa inclui shows de artistas locais e nacionais, reunindo milhares de pessoas todos os anos.

No dia 12 de janeiro, a 40ª Festividade de São Benedito também agita a cidade paraense de Ananindeua. A Marujada de São Benedito reúne diversos devotos do Santo Preto. A festividade começa com uma missa pela manhã, seguida por uma festa profana ao santo, com muita música, dança e comida. À tarde, ocorre uma procissão pelas ruas da cidade. Tradicionalmente, o grupo festeja há mais de 30 anos a devoção ao santo protetor. O evento, realizado sempre no segundo domingo de janeiro, segue o modelo da celebração em Bragança, destacando a “bragantinidade”.

Ainda no Pará, a cidade de Altamira também realiza festividades em homenagem ao santo. No dia 20 de janeiro, o evento religioso em homenagem a São Sebastião contará com missas, procissões pelas ruas do município, queima de fogos e uma corrida de pedestres na tradicional Praça do Matias. A festa proporciona momentos de devoção, solidariedade e cultura, promovidos pela Diocese do Xingu e pela Igreja Matriz, com o apoio da Prefeitura de Altamira. A programação começa dias antes, com atividades como campanhas de arrecadação de alimentos, novenário, doação de sangue e noites culturais, culminando no ponto alto da festa: a Celebração do Dia do Padroeiro.

NORDESTE - A região também conta, no mês de janeiro, com diversas programações religiosas que atraem turistas e devotos de todo o país. No dia 5 de janeiro, o município de Arez, no Rio Grande do Norte, celebra o Dia de Santo Reis, com festas e procissões por toda a cidade. No dia seguinte, 6 de janeiro, o município de São Sebastião do Passé, na Bahia, comemora a data com o Cortejo “Terno de Reis”.

Tradicionalmente organizado pela prefeitura da cidade, o festejo celebra o dia em que os três Reis Magos levaram presentes ao menino Jesus. O evento reúne centenas de pessoas que caminham em procissão pelas ruas da cidade e depois celebram com shows de artistas locais.

Fora dos eventos religiosos, a cidade de Aramari, na Bahia, recebe no dia 11 de janeiro o Aramari Sport Fest. O evento reúne mais de 10 modalidades esportivas e várias apresentações culturais, abrangendo a participação de cerca de 3 mil pessoas por dia, entre atletas, organização e torcedores. Com competições como futebol infantil, feminino e masculino, tênis de mesa, corrida rústica e passeio ciclístico, entre outras, o evento já é uma tradição no município.

SUDESTE - Também comemorando o Dia dos Reis Magos, a cidade de Santana de Parnaíba (SP) encerra as festividades natalinas com a Folia de Reis no dia 6 de janeiro. O evento contará com a apresentação do grupo folclórico “Folia de Reis Antônio Branco”, que resgata a tradição. Haverá ainda encenação teatral, apresentação de bonecões, levantamento de mastro com pedidos, danças e muita música.

O dia 7 de janeiro marca a última oportunidade para aproveitar o Natal Luz da cidade capixaba de Cariacica (ES). Realizado desde 16 de novembro, o evento, em sua 5ª edição, inclui decorações em praças e parques da cidade, além de apresentações culturais. Quem ainda não visitou pode aproveitar até a segunda semana de janeiro.

O município de Rio Grande da Serra, em São Paulo, realiza a Festa de São Sebastião entre os dias 11 e 20 de janeiro. Essa é a celebração mais antiga e constante da cidade, realizada desde 1906 na sede da Paróquia São Sebastião. O evento inclui novenário (11 a 19 de janeiro), celebrações do dia do padroeiro (20 de janeiro) e quermesses nos finais de semana.

CALENDÁRIO DO MTUR - O calendário reúne eventos turísticos brasileiros, agregando valor à imagem dos destinos nacionais e fornecendo informações de qualidade sobre a oferta turística do Brasil. Essas informações podem ser úteis aos turistas no momento de planejar suas viagens. Os dados são coletados de forma colaborativa e cedidos por secretarias estaduais e municipais de Turismo, além de promotores de eventos. (Cadastre AQUI o seu evento).

Por Cacau Bispo

Comunicação do Ministério do Turismo

Categoria

Viagens e Turismo

Comments


bottom of page