top of page

Lançado programa de aceleração e inovação no turismo brasileiro

Rio Innovation Week: Com foco em ESG, Embratur lança programa de aceleração e aborda inovação no turismo

Em evento no Rio de Janeiro, Agência lançou edital do Pré_AceleraTUR e apresentou painel sobre como soluções de inovação e sustentabilidade são diferenciais no turismo do futuro

Pelo segundo ano consecutivo, a Embratur esteve presente no Rio Innovation Week, considerado o maior de tecnologia e inovação do país, no Rio de Janeiro. Nesta edição, a Agência apostou em sustentabilidade e lançou o Pré_AceleraTUR, programa de aceleração de startups voltado para o desenvolvimento de soluções tecnológicas que contribuam para conferir maior sustentabilidade aos serviços do turismo.

O programa do EmbraturLAB, que tem a parceria do Parque Tecnológico da UFRJ e do Sebrae, irá fomentar práticas de ESG (ambiental, social e governança) em micro e pequenas empresas (MPEs) do setor de turismo. Segundo o diretor de Gestão e Inovação da Embratur, Roberto Gevaerd, esse é um dos pilares de trabalho da Agência. 

“Começamos a nossa parceria com o Parque Tecnológico da UFRJ e lançamos o nosso edital do Pré_AceleraTUR. A ideia é trazer startups que trabalhem com o tema ESG e implantar isso no turismo. No turismo internacional, que é o foco da Embratur, é uma condição obrigatória você investir em processos cada vez mais sustentáveis. Principalmente o turista internacional tem esse olhar, tem essa cobrança e o turismo internacional no Brasil vem crescendo significativamente. Investir em sustentabilidade passou a ser prioritário para que a gente possa atrair e ampliar esses mercados que trazem muito emprego pro Brasil”, pontuou. Conheça o programa acessando: https://www.parque.ufrj.br/preaceleratur/.

Ainda no Rio Innovation Week, Gevaerd participou, nesta sexta-feira (16), do painel “Como a inovação prepara as micro e pequenas empresas para o turismo do futuro”. Na ocasião, ele reforçou que a inovação e a tecnologia são cruciais para a implementação das práticas ESG e, com isso, estarem ainda mais presente no mercado competitivo mundial.

“As startups e as empresas de base tecnológica têm o potencial de desenvolver soluções inovadoras que podem transformar o setor de turismo, sobretudo com o uso de tecnologias para monitorar e reduzir o impacto ambiental, melhorar a eficiência operacional e criar novas experiências turísticas sustentáveis. Essa integração de soluções tecnológicas pode ajudar as micro e pequenas empresas a superar os desafios associados à adoção de práticas ESG e a se tornarem mais competitivas no mercado global”, avaliou.


Ações ESG na Embratur

A estratégia ESG começou a ser implementada na Embratur no início de 2023. A sigla significa Environmental (ambiental), Social e Governance (governança) representa uma mudança de mentalidade sobre práticas sustentáveis relacionadas ao meio ambiente e ao ambiente de trabalho, impacto social e mudanças nas estruturas e práticas de governança corporativa da organização.

As ações ESG da Embratur incluem uma série de iniciativas estratégicas, como a substituição de plásticos de uso único por materiais biodegradáveis em todas as atividades internas; a inclusão obrigatória de critérios ESG em todos os editais e políticas externas, e a promoção de práticas de sustentabilidade no turismo brasileiro, assegurando que as ações da Embratur contribuam para a preservação ambiental, a inclusão social e a governança transparente. 

Essas ações reforçam o compromisso da Embratur em integrar práticas ESG em todas as suas operações, promovendo um desenvolvimento turístico responsável e alinhado com as demandas globais por sustentabilidade.

Comments


bottom of page