LUXEMBURGO NA INCLUSIVE NAS ARTES
UMA MISTURA DE ARTE, CULTURA E INCLUSÃO SOCIAL
Por Mauro But
A artista plástica, mineira, Joanna Scharlé de Vasconcelos é convidada pelo Consulado do Luxemburgo e pela ONG, Inclusive nas Artes, para participar do projeto “Luxemburgo na Inclusive Nas Artes”.
A “Inclusive Nas Artes “é uma ONG de Curitiba-PR, fundada em 2018. É um projeto de inclusão social que fomenta a cultura luxemburguesa entre jovens e adultos, são iniciantes das técnicas de pintura, dança e mosaico. Promovendo o lado humano junto ao artístico. O evento terá 6 meses duração começando em Outubro/21 à Março/22, e terá atividades com o tema do país de Luxemburgo, com suas tradições e culturas.
O projeto contará com a participação da Artista Plástica brasileira/luxemburguesa Joanna Scharlé de Vasconcelos. Na oficina de Joanna que terá uma semana de duração, ela lança um desafio aos participantes, onde ela coloca dois desenhos ilusionistas para os alunos e participantes desenhar, e no final do projeto terá uma de suas obras de arte para ser sorteada entre os participantes.
A “Inclusive nas Artes” é uma entidade sem fins lucrativos que oferece oportunidade para que os participantes desenvolvam novas habilidades e despertem suas potencialidades a partir dos 3 pilares de atuação: artes cênicas, visuais e musicais.
Um dos fundadores, Rodrigo Matos, é cidadão luxemburguês. Ele foi incentivado pela Consulesa Honorária de Luxemburgo no Paraná e Coordenadora do Grupo de Folclore Feierwon, Andrea Vianna. Ela vê o projeto como fortalecedor de laços, com foco em preservar e difundir as ricas tradições do país, e aproximar os cidadãos luxemburgueses com ações de responsabilidade social, arte e inclusão.
Este projeto tem o apoio particular de Nicole Krieger Loos, embaixatriz de Luxemburgo. Convidadapelo Consulado do Luxemburgo e pela ONG, o projeto conta com a participação da artista plásticabrasileira/ luxemburguesa Joanna Scharlé de Vasconcelos. Joanna terá uma de suas obras de arte sorteada entre os participantes no final do projeto.
Comments