top of page

MP, Copasa e Cemig combatem gatos de água e luz em megaoperação na Grande BH


MPMG/foto: Ag.Brasil


Uma operação composta pelo Ministério Público de Minas Gerais, Copasa, Cemig e Polícia Militar combate hoje "gatos" de água e luz em Ribeirão das Neves. Informações apontam que cerca de 70% da água enviada à cidade tem ligações irregulares.


Foi identificado uma alta expressiva nas reclamações dos consumidores de Ribeirão das Neves sobre a falta de água. O desabastecimento se tornou crônico e repetitivo em toda a região. Com essa queixa da população, o Ministério Público procurou a Copasa para entender o problema real. A Copasa conseguiu comprovar que grande parte da água enviada a Ribeirão das Neves era furtada e desviada. Uma média de 70% da água perdida por desvios, fraudes, furtos.


Na investigação a Cemig também identificou "gato" na rede elétrica. A primeira fase da operação é realizada no Condomínio Vale das Acácias, às margens da BR-040, onde o furto de água chega a 86%. Uma associação da área pode ter envolvimento do esquema.


No Vale das Acácias a ligação clandestina é um pouco diferente. Há uma pessoa jurídica que fornece água não tratada, de forma ilegal. E consumidores, alguns de má fé e outros sem saber como o esquema opera, pagam essa pessoa jurídica para receber uma água não tratada. A grande questão é que essa água não tratada dentro desse bairro é conectada de forma clandestina em vários pontos às autoras da Copasa.

Kommentare


bottom of page