top of page

PRATA DA CASA: live unifica samba, cerveja e tira-gostos produzidos em BH

Live/evento em prol do turismo da cidade apresenta a qualidade da bebida, culinária e música produzida na Grande BH


João Paulo Dornas


Tem três coisas que o mineiro sabe fazer bem: comida, cerveja e samba. Nossa gastronomia é uma das maiores do Brasil, nossa cerveja é reconhecida internacionalmente e nossos compositores de samba sempre estiveram na boca do povo. Pensando nessa tríade surge o evento “Minas dá Samba e Comida Boa”. Serão duas lives com apresentação de pratos de botecos de diferentes locais da cidade, com shows de artistas do samba mineiro e harmonização de cervejas artesanais, principalmente as mineiras. O projeto tem apoio da Belotur via edital 4 Estações.


O projeto Minas dá Samba é uma iniciativa dos artistas e produtores culturais Waltinho Tradição, Chris Mulato, Eugênio Castro e Joãozito, que apresenta um programa homônimo de na Rádio Alternativa 87,9: “A ideia é reforçar o consumo cultural produzido no estado. O mineiro deve consumir sua própria cena. Nesse sentido pegamos duas vertentes culturais bem desenvolvidas aqui: comida e bebida. Assim, colocamos o samba para pegar carona nesses setores e criar um vínculo com estes”, explica Joãozito.



Chris Mulato (foto) é compositor, cantor, videomaker e arquiteto. Ele produz as matérias que serão transmitidas via live: “A ideia é fazer um link entre a cidade e o prato. BH tem muito disso. O tal prato de tal lugar, ou de tal bairro. É vincular determinado espaço urbano à determinado prato”, sugere.


Ineditismo

Dono da produtora QUAE MÚSICA e no ramo há anos, Eugênio Castro exalta o formato: “Essa tríade é inédita na cidade. A ideia é a unificação dos setores. Além disso, o formato live e a produção audiovisual ´possibilita que o material fique disponível permanentemente, já que vai para nosso Canal de Youtube”. Sambista nato, Waltinho Tradição (foto abaixo) destaca a importância para os artistas: “A nossa luta pelo samba passa principalmente pela profissionalização da cena. Essa iniciativa contribui para o fortalecimento o setor, que merece estar no mais alto patamar", exalta.


Gui Bestvina (foto abaixo) é especialista e dono do espaço cervejeiro “Planeta Lúpulo”. Ele comanda as harmonizações: “Temos grandes e premiadas cervejas na Grande BH. A ideia de unir à clássica gastronomia de boteco da cidade ao samba é excelente. A cerveja artesanal cada vez mais ganha espaço entre estilos musicais brasileiros. Na minha casa faço eventos com chorinho. Tem dado muito certo”.


As lives serão transmitidas pela Rede Prime de Comunicação e pelo canal do YouTube do projeto Minas dá Samba. A live se conecta também ao setor hoteleiro, já que será transmitido direto do rooftop(terraço) do Ímpar Suítes no bairro União. Os shows serão das bandas Tradição, Joãozito e A Parceria e terá Chris Mulato como convidado.


Serviço

-Sábado, dia 31 de julho, 14 às 17 horas

Banda: Grupo Tradição

Apresentação: Joãozito e Theris Alternativa

Bares

MI CORAZON –Floresta

Prato: Linguicinha de porco defumada ao molho de jabuticaba + porções de pastel de angu recheado de provolone e espinafre - Chef Adair


ONCETÁ – Planalto

Prato: Sequência de Bolinhos

Chef Sabrina


-Sábado, dia 7 de agosto, 14 às 17 horas

Banda: Joãozito e A Parceria

Apresentação: Waltinho Tradição e Theris Alternativa

Bares

DISTRITAL – Mercado do Cruzeiro – Savassi/Centro Sul

Prato: Filé na Panhoca da Cumpanio

Chef: Gutemberg Hilário


FUBÁ - Mercado Novo – Centro de BH

Prato: canjiquinha com costelinha + polenta cremosa acompanhada de cogumelos, abobrinha, ragu de linguiça ou molho de maçã de peito

Chef Sinval


OXENTE – SANTA AMÉLIA/PAMPULHA

Prato: Pernil com rapadura

Chef Iracema Telles




Commentaires


bottom of page