top of page

Prefeito assina decreto que regulamenta Programa de Incentivo à Cultura Hip Hop

PBH




O Prefeito Fuad Noman assinou, neste domingo (19), o decreto que regulamenta a Lei nº 11.616, que institui o “Programa Municipal de Incentivo à Batalha de Rimas e de MCs, ao Sarau e ao Slam”. A assinatura ocorreu durante a edição deste domingo do BH + Feliz na Regional Barreiro, na Praça Cristo Reina. O programa contempla diversas expressões artísticas, incluindo batalhas de rimas, encontros de Mestres de Cerimônias (MCs), saraus, encontros literários e slams, que são reconhecidos por conectar a comunidade por meio de desafios de palavras, poesias improvisadas e intervenções culturais.

 

O objetivo da iniciativa é facilitar o licenciamento dos eventos e descentralizar a política cultural valorizando a produção cultural periférica, além de promover a ocupação de espaços públicos, como praças, com atividades culturais. A partir da regulamentação, o programa implementará políticas de estímulo à profissionalização e capacitação dos agentes culturais, incentivando sua participação em editais de fomento orientando-os para a obtenção das licenças e autorizações necessárias.

 

“A batalha de rima é uma expressão artística muito legal e bonita. Encanta os artistas e os fãs do Hip Hop. E Belo Horizonte não podia ficar de fora desse movimento. Queremos ser a capital nacional do Hip Hop. Temos em Belo Horizonte grandes artistas que são pessoas que passam a vida inteira se dedicando ao Hip Hop e que, de alguma forma, estavam esquecidas pelo poder público. Com o programa de incentivo, estamos criando espaços e oportunidades para ensaios e eventos de uma das culturas populares mais importantes do Brasil”, destacou o prefeito Fuad Noman.

 

A participação da comunidade interessada na elaboração e implementação das ações será incentivada por meio de encontros e reuniões públicas, demonstrando o compromisso da cidade em fortalecer as expressões culturais populares urbanas.

 

Construção Intersetorial

 

Para garantir a execução do programa, diversas entidades municipais atuarão em colaboração. A orientação dos realizadores das manifestações culturais para obtenção das licenças e autorizações necessárias será coordenada entre a Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania (SMASAC), a Secretaria Municipal de Cultura (SMC), a Secretaria Municipal de Política Urbana (SMPU) e a Secretaria Municipal de Segurança Pública (SMSP).

 

A Secretaria Municipal de Cultura (SMC) e a Fundação Municipal de Cultura (FMC), também integrarão as manifestações culturais em sua programação contínua de projetos e festivais, além de apoiar na divulgação dessa agenda cultural na cidade.

 

A agenda de eventos programados para os locais deverá ser previamente consultada à SMPU, por meio do Portal de Serviços da Prefeitura de Belo Horizonte.


Comments


bottom of page