top of page

Prefeitura seleciona propostas de artistas atuantes nos Centros Culturais de BH

PBH


Está aberto o cadastro gratuito para artistas profissionais ou em fase de formação e experimentação, interessados em participar da programação do projeto Territórios Criativos – que desde 2014 contempla e incentiva a difusão das artes e da cultura produzidas nos Centros Culturais de Belo Horizonte. Entre os inscritos, serão selecionadas 68 propostas artísticas de pequeno porte, compreendidas como ações regulares na programação dos equipamentos culturais, para realização ainda este ano. O cadastramento, promovido pela Prefeitura de Belo Horizonte, em parceria com a Associação Cultural e Artística Ouro Negro, se estende até 31 de agosto, devendo ser realizado através do Mapa Cultural.

Cada proposta artística escolhida receberá remuneração no valor de R$500. De acordo com a secretária Municipal de Cultura, Eliane Parreiras, “o cadastramento é resultado de uma ação casada entre sociedade civil e poder público, que tem como foco as expressões artísticas e seus agentes culturais originários das microrregiões do entorno dos equipamentos culturais da cidade, visando assim, a democratização do acesso aos bens culturais e o fortalecimento da cadeia produtiva da cidade”.

A inscrição não garante a participação na programação do Territórios Criativos este ano, entretanto, a presidente da Fundação Municipal de Cultura, Luciana Féres, ressalta a importância do artista se cadastrar. “Além de permitir a caracterização e atualização da realidade cultural dos 40 territórios no entorno dos Centros Culturais, o cadastro permanente possibilita que esses artistas, futuramente, possam ser convidados para outros eventos e ações realizadas pela Prefeitura”, observa.


Territórios Criativos


O projeto Territórios Criativos surge, em 2014, com o objetivo de fortalecer o protagonismo das expressões artísticas locais, promovendo o acesso às artes, à cultura e à produção dos artistas nos mais diversos territórios da capital, por meio dos Centros Culturais municipais. Além das ações regulares de programação dos Centros Culturais, objeto do atual chamamento público, o projeto abarca a “Mostra Periférica de Música” dos Centros Culturais, a “Semana Especial da Memória e do Patrimônio Cultural”, além da “Semana Especial da Cultura das Infâncias e Adolescentes”, todas ações previstas para acontecer ainda neste ano.


Centro Culturais Municipais


Os Centros Culturais são equipamentos públicos destinados ao desenvolvimento e exercício dos direitos culturais e à promoção da cidadania a partir de ações nas áreas de formação, fomento, difusão e promoção da leitura, bem como de reconhecimento e valorização da memória e do patrimônio das identidades locais. Tais ações são estabelecidas por meio de Programas e Projetos em consonância com as diretrizes da descentralização, sustentabilidade e inclusão sociocultural, constantes dos planos nacional e municipal de cultura.

A maioria dos Centros Culturais de Belo Horizonte é fruto do anseio da comunidade que, por meio do Orçamento Participativo (OP), optou pela garantia de seu direito à cultura. Alguns Centros Culturais, estrategicamente localizados, atendem também à população de algumas cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte, por estarem sempre atentos às especificidades, vocações e pluralidades de seu Território.

コメント


bottom of page