RESPEITO E IGUALDADE NA VIDA DA MULHER
Foto. Pref.Atibaia
Por Dr. Wilson Campos
Quem disse que a mulher não gosta de flores, de presentes, de amor e de carinho? Ela gosta, mas trocaria de bom grado as flores pelo respeito e os presentes pela igualdade. No Dia Internacional da Mulher ela quer respeito e igualdade.
A mulher há muitos anos busca nos mais diversos lugares o respeito que lhe pertence por direito - em casa, na rua, no trabalho. A mulher também requer igualdade, sem distanciá-la do homem, porquanto a vida assim a defina e a Constituição assim a proteja, notadamente quando diz que “todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza”.
O maior absurdo, em pleno século XXI, é a mulher ter de pedir por algo que deveria ser-lhe entregue sem demora e sem nenhum favor. Respeito e igualdade são o mínimo que deve ser oferecido à mulher, com pedido de venia pela demora na entrega desses direitos. Ouso dizer que a mulher vem se destacando muito mais que o homem, uma vez que suas funções são múltiplas, dentro e fora de casa, em todos os ambientes sociais e profissionais.
A mulher não precisa de cobranças por competência. Ao contrário, ela cria suas expectativas e sua trajetória e vai adiante, com ou sem a avaliação profissional positiva por parte do homem. Aliás, o que mais se vê nos últimos tempos é mulher destemida, que procura por seus caminhos profissionais e busca a liderança, sem qualquer temor de discriminação ou preconceito. E, cada vez mais, o número desse tipo de mulher cresce, no Brasil e no mundo.
Independentemente do lado profissional da mulher, cada vez mais presente nas mais diversas áreas, o homem não pode deixar de enaltecer a beleza, a leveza e o jeito pessoal de ser da mulher. Se o homem tem seus valores, a mulher possui um conjunto de valores inegáveis e admiráveis.
A mulher é bela na pele, no cabelo, no cheiro, no andar, no falar, no respirar e até na hora de esbravejar. Os machistas que me perdoem, mas não existe mulher feia, pois, o que existe é mulher que não se ama, e quanto a isso, um bom parceiro pode remediar. Mulher é mulher, esse ser perfeito e imperfeito, amargo e doce, denso e suave.
Falam que a mulher dá à luz e que isso é o seu maior legado para a humanidade. Mas é muito mais que isso. A mulher faz surgir uma nova vida, ignora a dor do parto e sorri quando vê aquele ser pequenino do seu lado. A mulher é família, defende os seus como ninguém, protege o filho, desculpa o marido e ainda arranja um jeito de amá-los como ninguém.
A mulher pede respeito e empoderamento quando muitos fazem cara feia, desconversam e acham que o mundo é dos homens. Quanto equívoco, quanta besteira, porque o mundo é das mulheres e não se discute. Os homens são apenas instrumentos para que elas alcancem os seus direitos indispensáveis e levem consigo a integridade do apelo de ser mulher.
A mulher é tudo, porque encanta, quando se arruma ou mesmo desarrumada; quando canta ou apenas murmura; quando chora ou simplesmente soluça; quando sorri ou tão somente quando se iluminam os seus olhos.
A mulher não tem medo do destino. Ela enfrenta. Ela pode até lavar, passar e cozinhar, mas com certeza ela pode pilotar um avião, dirigir uma carreta, administrar uma empresa, projetar um prédio, exercer a advocacia, praticar a medicina, presidir um tribunal. Ela pode ser prefeita, governadora e até presidente da República. Quando ela quer, ela faz acontecer.
Portanto, a igualdade que a mulher tanto reivindica é devida, e essa medida deve ser adotada o mais rápido possível, colocando no mesmo nível o homem e a mulher, pagando o mesmo salário, dando as mesmas oportunidades, oferecendo as mesmas condições e respeitando até mais, sempre mais, posto que a mulher é isso – uma pessoa incrível, que merece respeito e igualdade. Eu sei e digo isso porque tenho amor, carinho e admiração profunda por minha mãe, por minha esposa e por minhas irmãs, e por todas as mulheres da família, além do apreço pelas mulheres colegas e amigas. A mulher é isso, de valor imenso, ou, simplesmente, mulher.
Wilson Campos (Advogado/Especialista com atuação nas áreas de Direito Tributário, Trabalhista, Cível e Ambiental/ Presidente da Comissão de Defesa da Cidadania e dos Interesses Coletivos da Sociedade, da OAB/MG, de 2013 a 2021/Delegado de Prerrogativas da OAB/MG, de 2019 a 2021).
Comments